Política de Gestão de Recursos Humanos

junho 10th, 2021

Política de Gestão de Recursos Humanos

I. Objetivo

Definir os Princípios e a Estratégia de Gestão de Recursos Humanos envolvidos na operação da Companhia e a governança necessária para dar suporte a essa estratégia.

II. Abrangência

Todos os administradores (Diretores Estatutários, membros do Conselho de Administração/Comitê Executivo e de Comitês) e colaboradores da Companhia.

III. Documentação Complementar

– Código de Conduta Ética da Companhia.

– Legislações trabalhistas vigentes no âmbito federal, estadual e municipal.

– Normas internas aperfeiçoadas constantemente, aprovadas pelas alçadas competentes e disponibilizadas a todos os colaboradores.”

IV. Conceitos e Siglas

– Stakeholders: Todos os públicos relevantes com interesses pertinentes à Companhia, ou ainda, indivíduos ou entidades que assumam algum tipo de risco, direto ou indireto, em face da sociedade. Entre outros, destacam-se: acionistas, investidores, colaboradores, sociedade, clientes, fornecedores, credores, governos e órgãos reguladores, concorrentes, imprensa, usuários dos meios eletrônicos de pagamento e organizações não governamentais.

V. Responsabilidades

– Administradores e Colaboradores: Observar e zelar pelo cumprimento da presente Política e, quando assim se fizer necessário, acionar a Área de Talento e Cultura para consulta sobre situações que envolvam conflito com esta Política ou mediante a ocorrência de situações nela descritas.
– Área de Talento e Cultura: É a guardiã dessa Política e responsável pelo seu aperfeiçoamento, atualização, comunicação para os públicos relacionados, publicação e ativação dela e das normas e procedimentos que a suportam. É também responsável pela definição das ações de gestão de consequência referentes a não observação do que essa Política determina.

VI. Diretrizes

  1. Princípios

1.1. A diversidade e dignidade do ser humano são respeitadas, não se admitindo atos discriminatórios, de preconceito, de intimidação ou assédio de qualquer natureza em qualquer situação. A Companhia considera que o respeito a diversidade de ideias está no seu jeito de ser e isso se reflete na atitude de todos os seus colaboradores.
1.2. A Companhia valoriza a transparência e diálogo aberto como instrumentos de aperfeiçoamento da organização.
1.3. A Companhia está compromissada com as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com a defesa e proteção aos Direitos Humanos e Direitos da Criança e segue exigências, normas e convenções legais pertinentes às relações e ambiente de trabalho.

1.4. A Companhia valoriza e fomenta o equilíbrio entre trabalho, saúde e família através de diversas ações.
1.5. A Companhia respeita o direito dos colaboradores a livre associação sindical e ao direito à negociação coletiva.

  1. Proposta de valor

A Estratégia de Gestão de Recursos Humanos está sintetizada em duas propostas de valor que tem o objetivo de garantir a geração de valor para acionistas, colaboradores e demais pessoas envolvidas na operação da Companhia. Essa geração de valor se dá através da gestão ótima do capital humano envolvido na operação da Companhia.

2.1. A Proposta de Valor para o Acionista tem o objetivo de definir como a gestão ótima do capital humano envolvido na operação da Companhia pode contribuir para a sustentabilidade do negócio. Essa proposta estabelece que o principal canal de geração desse valor é a liderança da Companhia. Ela se materializa através de ações que são segmentadas em cinco pilares conforme a figura abaixo.

2.2. A Proposta de Valor para o Colaborador tem o objetivo de fomentar o seu engajamento através do vínculo emocional com o trabalho e com a Companhia. Essa proposta, portanto, tem a ambição de oferecer ao colaborador as condições que ele precisa para renovar diariamente a sua vontade de vir trabalhar na Companhia. A proposta estabelece que a meritocracia é a premissa inegociável sobre o qual ela se sustenta. A proposta se materializa através de ações que são segmentadas em quatro pilares conforme a figura abaixo, independentemente do gênero, idade, etnia, nacionalidade e formação acadêmica.

VII. Gestão de Consequências

Colaboradores, fornecedores ou outros stakeholders que observarem quaisquer desvios às diretrizes desta Política, poderão relatar o fato ao Canal de Ética, podendo ou não se identificar.
Internamente, o descumprimento das diretrizes desta Política enseja a aplicação de medidas de responsabilização dos agentes que a descumprirem conforme a respectiva gravidade do descumprimento.

VIII. Exceções

As exceções à essa Política deverão ser aprovadas pelo Conselho de Administração.

IX. Disposições Gerais

É competência do Conselho de Administração da Companhia alterar esta Política sempre que se fizer necessário.
Esta Política entra em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho de Administração/Comitê Executivo e revoga quaisquer normas e procedimentos em contrário.

Rio de Janeiro, 04 de janeiro de 2018.
Multidisplay Comércio e Serviços Tecnológicos S.A.

(Política de Gestão de Recursos Humanos aprovada em Reunião do Conselho de Administração da Multidisplay Comércio e Serviços Tecnológicos S.A. realizada em 04 de janeiro de 2018)