Código de Conduta Ética

junho 10th, 2021

Código de Conduta Ética

PALAVRA DO PRESIDENTE

A M4U acredita que o compromisso ético é a somatória da conduta de cada um de seus colaboradores. Por isso, recomendo que você leia atentamente as informações contidas neste código, pois o ajudarão nas suas iniciativas e decisões.

Nas próximas páginas você encontrará direcionamentos que refletem o nosso jeito de ser e o posicionamento que temos perante aos públicos envolvidos no nosso negócio. Trata-se de um ótimo instrumento que faz valer ainda mais um dos nossos valores: “Ética em todas as relações”.

Assumo o compromisso de ser o primeiro colaborador a carregar esta bandeira e convido você a se engajar nesta causa. É assim que construiremos uma empresa capaz de fazer a diferença e de contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso país.

Um abraço,
Ricardo Barbosa Presidente da M4U

  1. ABRANGÊNCIA DO CÓDIGO

Este é um documento de referência não só para a M4U e os seus colaboradores, estagiários e administradores mas também para as sociedades controladas e os demais públicos com os quais a M4U se relaciona. São esses diferentes públicos envolvidos no negócio que, ao fazerem suas escolhas cotidianas, reforçam a conduta ética em que a Companhia espera que seja capaz de assegurar relações significativas, sustentáveis e compatíveis com os interesses e as aspirações mais legítimas dos envolvidos e da sociedade.

O Código de Conduta Ética da M4U considera as relações com os seguintes públicos, embora não se limite a eles:

  • Acionistas e investidores
  • Associações de classe
  • Associação sindical
  • Bancos e adquirentes
  • Clientes
  • Colaboradores e demais públicos internos
  • Comunidade e sociedade
  • Concorrentes
  • Fornecedores
  • Governo e órgãos reguladores
  • Imprensa
  1. OBJETIVO DO CÓDIGO

Este é o Código de Conduta Ética da M4U e das companhias que estão sob o controle acionário da Companhia. As páginas a seguir apresentam os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pela M4U com os seus mais diferentes públicos. Com este código, a Companhia busca contribuir para a criação de parcerias de longo prazo que sejam compatíveis com os interesses e as aspirações mais legítimas da Companhia.

É esperado que este documento não contemple todas as situações de conflitos éticos que possam surgir no dia a dia. O objetivo da M4U é definir princípios básicos que deverão nortear as relações e atividades na Companhia, além de reforçar a necessidade de cumprir a legislação vigente. A M4U conta com a colaboração de todos para que este Código de Conduta Ética seja praticado todos os dias, já que um documento dessa natureza só ganha legitimidade com o tempo e com a prática constante.

  1. MISSÃO E VALORES Missão

Encantar nossos clientes com as melhores soluções financeiras de uma empresa líder, rentável e sustentável, com colaboradores apaixonados.

Valores

Colaboradorescomatitude, espíritodeequipeepaixãoemtudo oquefazem.

Valorizamos a contribuição individual diferenciada, mas entendemos que atuando como um time e fazendo o que se gosta, alcançaremos os melhores resultados. Acreditamos nas ações dos colaboradores que são cúmplices dos seus pares e fazem acontecer.

Cliente encantado

Acreditamos que estar próximo do cliente, e se envolver com suas necessidades, é a base para um negócio sólido e duradouro. Para a M4U, atender o cliente com plenitude significa entender claramente suas demandas e expectativas e contribuir de maneira decisiva para o sucesso de seus empreendimentos.

Atitude de dono

Agimos como se a M4U fosse nossa. Encaramos todas as atividades com atitude de quem é responsável pelo próprio sucesso. Aceitamos responsabilidades pessoalmente e as consequências de nossas decisões

Ética em todas as relações

Para nós a ética é imprescindível, tratamos os outros da mesma forma como gostamos de ser tratados. Somos transparentes em todas as relações e, acima de tudo, vivemos os nossos valores no relacionamento com nossos colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios, clientes e comunidade.

Excelência na execução

Entendemos que eficácia e zelo nas ações são premissas para que as nossas entregas sejam feitas com qualidade e conformidade. Nós não nos contentamos com o bom. Estimulamos cada um a fazer o melhor sempre.

Inovação com resultados

Nossa organização é aberta ao novo e ao diferente. Interpretamos tendências de mercado de forma a criar produtos diferenciados. Cremos que manter uma atitude de líder, nos posiciona sempre à frente do mercado.

Sustentabilidade

Buscamos contribuir com a inclusão de temas associados a sustentabilidade nas práticas de gestão e nos processos da M4U, assegurando o sucesso do negócio a longo prazo e colaborando para um meio ambiente saudável, uma sociedade justa e o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Senso de urgência

Nosso negócio é ágil e esse é o nosso diferencial. Somos reconhecidos por tomarmos decisões de forma rápida, entregando produtos e serviços de qualidade no menor tempo possível. Para nós, a satisfação do cliente e de nossos acionistas está diretamente ligada a agilidade na entrega e confiança de um trabalho de excelência.

  1. ORIENTAÇÕES GERAIS DE CONDUTA Igualdade de oportunidades

AM4Uvalorizaaigualdadedeoportunidades.A Companhia acredita que todas as pessoas devem ter as mesmas chances de desenvolvimento profissional.

Esse direito deve ser assegurado por todos os profissionais envolvidos nos processos de contratação e de gestão de pessoas. A seleção dos candidatos elegíveis às posições é feita de forma objetiva e considera o perfil para cada cargo, as características profissionais e os conhecimentos necessários para o desempenho das funções.

Respeito pelas pessoas

A M4U valoriza os direitos humanos. A Companhia segue os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e valoriza o direito à vida, à liberdade de expressão e à segurança. Esses princípios são a base para a justiça, a liberdade e a paz.

A Companhia valoriza a diversidade e é contra qualquer tipo de discriminação em razão de gênero, deficiência, origem, religião, cor da pele, orientação sexual, estado civil, idade, condição social ou quaisquer outras formas de discriminação.

A M4U repudia qualquer forma de intimidação ou assédio sexual, moral, religioso, econômico, político ou organizacional. Tampouco tolera agressões físicas e verbais, desrespeito, constrangimento e humilhações.

A Companhia quer construir um ambiente de trabalho que promova a realização pessoal e ofereça perspectivas de desenvolvimento profissional.

Conflito de interesses

É fundamental que os interesses pessoais não estejam em conflito com os interesses da M4U. Algumas situações em que estes conflitos podem estar presentes são:

  • Desenvolvimento de atividades fora da empresa que interfiram, ou possam vir a interferir, nos negócios da M4U;
  • Relações particulares com clientes, fornecedores ou concorrentes que comprometam a imparcialidade nos negócios;
  • A existência de parentesco ou de relacionamento pessoal, internamente ou externamente à Companhia, que possa trazer benefícios aos indivíduos envolvidos, prejuízos à Companhia ou comprometer a isenção na avaliação de desempenho dos envolvidos;
  • É considerado conflito de interesse a existência de parentesco ou relacionamento pessoal entre chefe e subordinado ou em qualquer grau da linha de subordinação direta.

Estas e outras situações deverão ser imediatamente reportadas por meio do “Canal de Ética” para que sejam devidamente avaliadas, e constada ou não a caracterização de um conflito de interesses. Até que a avaliação seja concluída, as pessoas envolvidas no potencial conflito deverão se retirar totalmente da situação.

Conselhos de administração, conselhos fiscais, comitês ou outros órgãos equiparados

A participação em conselhos e comitês de empresas que não estejam sob controle da M4U, bem como em sociedades filantrópicas e organizações não governamentais, deve ser comunicada pelo colaborador e será avaliada e deliberada pela Diretoria-Executiva da Companhia ou Conselho de Administração, na hipótese de envolverem membros da Diretoria-Executiva da Companhia.

Essas e outras situações que caracterizam potenciais desvios e conflitos de interesse deverão ser imediatamente informadas ao gestor imediato e formalizadas por meio do Canal de Ética para que sejam devidamente avaliadas. Até a conclusão da avaliação, as pessoas envolvidas no potencial conflito deverão, quando possível, ausentar-se da situação e aguardar orientações do gestor e das áreas competentes.

Contribuições e afiliações a partidos políticos

A M4U não realiza contribuições a candidatos, políticos e partidos políticos.Tampouco é permitido usar recursos da Companhia para alcançar objetivos políticos nem usar a posição que ocupa como alavanca para esses interesses. Caso colaboradores concorram a cargos políticos, após a comprovação da candidatura, deverão se afastar da Companhia, sem direito a remuneração, durante o período entre o registro de sua candidatura perante à Justiça Eleitoral e o dia seguinte ao da eleição.

Anticorrupção

AM4Urepudiatodasasformasdecondutascorruptas,taiscomosuborno,desvioseconcessões de vantagens indevidas, assim como a ocultação ou dissimulação desses atos e oimpedimentoàs atividades deinvestigação efiscalização.

Não se pode oferecer ou entregar, direta ou indiretamente, qualquer vantagem indevida, pagamento, presente ou cortesia com a intenção de influenciar a imparcialidade de qualquer autoridade, servidor público, funcionário ou executivo de empresas, em qualquer ato ou decisão a fim de obter benefício impróprio para a Companhia.

Da mesma forma, os colaboradores, estagiários, aprendizes e administradores da M4U não devem aceitar vantagens indevidas.

Prevenção a fraudes

A M4U atua na prevenção a fraudes em todas as suas relações, alinhada à legislação vigente eaos valores da Companhia. A Companhia não tolera a prática de atos ilícitos no exercício de suas atividades ou em razão delas. Caso desvios desse tipo aconteçam, a M4U apurará os fatos e adotará as medidas necessárias para fazer valer seus direitos e valores, incluindo sanções administrativas e a propositura de ações judiciais que visem à responsabilização civil ou criminal dos participantes.

Práticas concorrenciais

A M4U está comprometida com a promoção da livre concorrência, a evolução do mercado e ocumprimentodalegislaçãoconcorrencial.Nas interações com os concorrentes, os profissionais da M4U não devem compartilhar informações estratégicas, estabelecer acordos ou atuar de forma coordenada sobre preços, vendas, padronização de cláusulas contratuais, remuneração, divisão de mercado ou ainda quaisquer estratégias comerciais de abordagem a clientes ou fornecedores.

Os administradores e colaboradores da M4U devem dispensar especial atenção à atuação em associações de classes que congreguem empresas concorrentes no que tange à troca de informações sensíveis, tais como preço, estratégia de mercado, clientes, entre outras.

Prevenção à lavagem de dinheiro

A M4U não compactua com práticas de lavagem de dinheiro, e todos os colaboradores devemprestar especial atenção a situações suspeitas. A lavagem de dinheiro é o processo que tem por finalidade esconder a origem de recursos ilícitos, integrando-os ao fluxo comercial, com o objetivo de legitimar tais recursos.

A fim de evitar problemas nesse âmbito, a atenção aos comportamentos suspeitos deve ser intensificada pelos colaboradores em suas relações com clientes, fornecedores e parceiros de negócios, de forma que os potenciais casos sejam avaliados e, quando cabível, relatados às autoridades competentes.

Presentes, favores e cortesias

A M4U é contra a aceitação direta e indireta de presentes, favores, dinheiro ou cortesias quepossamafetardecisões,facilitarnegóciosoubeneficiarterceiros.A aceitação e oferta de presentes, favores ou cortesias dependem das práticas usuais de mercado, porém, tudo o que possa influenciar a imparcialidade em quaisquer negociações deve ser evitado.

Cortesiasinstitucionais

Para o caso de aceitação de cortesias institucionais, vinculadas a ações de marketing e relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros, os administradores ou colaboradores devem obter a autorização prévia, por e-mail, do seu superior hierárquico e comunicar a área de Talento a Cultura formalizando tal autorização. Eventuais discordâncias pela parte da área de Talento e Cultura em relação à autorização serão tratadas e podem ser submetidas à Diretoria-Executiva ou Conselho de Administração para deliberação.

Exemplos de cortesias institucionais:

  • Eventos para divulgação de marca, produtos e serviços (almoços, jantares, homenagens, entre outros);
  • Congressos ou fóruns empresariais para divulgação de tecnologia e técnicas, compartilhamento de conhecimentos e networking;
  • Oferecimento de convites para eventos esportivos, culturais ou artísticos patrocinados pela Empresa que oferece os convites.

Ao aceitar cortesia desse tipo, as despesas relacionadas a viagens, transporte local, hospedagens e alimentação, caso autorizadas, serão, preferencialmente, pagas pela M4U.

As despesas que objetivem o fortalecimento do relacionamento com clientes, como refeições, desde que com objetivos de reunião de trabalho, são permitidas, contanto que contemplem valores razoáveis e não sejam proibidas por práticas comerciais conhecidas da organização de quem recebe.

Cortesiasnãoinstitucionais

No caso de cortesias desvinculadas de ações institucionais, os administradores e colaboradores da M4U não devem aceitar tais ofertas. Contudo, se as práticas de mercado contemplarem a troca de cortesias, a exemplo de presentes de Natal, podem ser aceitas, porém, limitadas ao valor máximo de referência de USD 100 (cem dólares norte-americanos).

Nesse caso, não é necessária a autorização, assim como para brindes de propaganda de pequeno valor, tais como agendas, canetas, calendários, cadernos, entre outros. Quando o valor for superior ao valor máximo de referência, o colaborador deverá recusar o presente. Caso a devolução não seja possível, o presente deve ser encaminhado à área de Recursos Humanos, que definirá sua destinação.

Além disso, é vedado aos colaboradores da área de Compras a aceitação de presentes, favores e cortesias desvinculados de ações institucionais, de qualquer tipo ou valor, com exceção de brindes de propaganda de pequeno valor. Também é vedado aos administradores e colaboradores da M4U a oferta ou aceitação de quaisquer presentes, favores ou cortesias para órgãos ou funcionários públicos.

Preservação e segurança da informação

A M4U preza pela segurança da informação. Somente informações publicadas oficialmente pela M4U podem ser expostas ou discutidas com os públicos de interesses, como fornecedores, clientes, bancos, adquirentes, concorrentes, entre outros. A M4U entende como “oficiais” as informações publicadas no site institucional (www.m4u.com.br).

Todos os públicos com os quais a M4U se relaciona são responsáveis por zelar pela segurança das informações, garantindo que sejam armazenadas, processadas e transmitidas somente em ambientes seguros. É vetado compartilhar ou enviar qualquer informação confidencial, estratégica e do negócio utilizando meios particulares como e-mail, pendrive, armazenamento em nuvens, entre outros recursos. Esse cuidado também vale para o compartilhamento de informações via mídias sociais e, verbalmente, em locais públicos como ônibus, restaurantes, bares, aeroportos, aviões, estádios, táxis, entre outros.

Redes sociais

A M4U tem seus canais oficiais nas redes sociais e somente eles representam a Empresa. Os colaboradores que optarem por cadastrar-se em redes sociais, deverão fazê-lo em nome próprio por meio de recursos particulares.

A publicação de opiniões deverá ser totalmente pessoal, evitando associação, direta ou indireta à marca da Companhia. Também é vetado divulgar boatos ou qualquer opinião que venha a comprometer a imagem de administradores ou outros colaboradores da Empresa.

Os perfis de redes sociais associados à marca da M4U somente deverão ser cadastrados e utilizados pela área de Talento e Cultura, a qual é responsável por autorizar e publicar informações oficiais nesse tipo de mídia.

Respeito aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes

A M4U está comprometida com os direitos das crianças e dos adolescentes.É contrária a qualquer forma de negligência, discriminação, crueldade, violência, exploração sexual e pornografia nas atividades da Companhia, na utilização dos seus produtos e serviços e em sua cadeia de valor.

A Companhia repudia o trabalho infantil e não compactua com quaisquer situações que potencialmente envolvam o trabalho irregular de adolescentes menores de 16 anos (exceto quando na condição de aprendizes, a partir dos 14 anos).

Trabalho escravo

A M4U é contra o trabalho escravo e situações que potencialmente envolvam coerção, castigosa qualquer pretexto, medidas disciplinares degradantes ou punição pelo exercício de qualquerdireito fundamental. A Companhia não compactua com tais práticas na utilização de seus produtos e serviços e em sua cadeia de valor.

Saúde e segurança no trabalho

A M4U zela pela saúde e segurança do trabalho em suas atividades e nas relações de trabalho. A Companhia garante um ambiente seguro e condições previdenciárias e assistenciais que propiciem melhoria da qualidade de vida e facilitem o bom desempenho profissional.

Meio ambiente

A M4U está comprometida com o desenvolvimento sustentável. Ao realizar suas atividades, pretende assegurar o sucesso do negócio no longo prazo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Os aspectos ambientais são respeitados durante o ciclo de desenvolvimento de atividades, produtos e serviços, considerando o uso de energia renovável; a gestão e redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE); o uso racional dos recursos naturais; o uso de materiais de origem certificada; a gestão e o descarte adequado de resíduos; a reciclagem de materiais; entre outros.

Uso de recursos, ativos e propriedades da organização

A M4U acredita que a relação de trabalho com seus colaboradores deve ser baseada emintegridade, diligência e fidelidade aos interesses da Companhia a fim de evitar o desperdícioderecursosdaCompanhia.Os colaboradores devem zelar pelos recursos, instalações, equipamentos, máquinas, móveis, veículos, entre outros materiais de trabalho.

Os ativos e recursos da organização não devem ser utilizados para a obtenção de vantagens ilícitas ou indevidas, pessoais ou para terceiros, direta ou indiretamente. O acesso à internet e ao telefone, bem como o uso de e-mails, software, hardware, equipamentos e outros bens da M4U devem ser restritos à atividade profissional e utilizados para fins particulares com bom senso, moderação e em casos de emergência.

A M4U tem por direito acesso aos registros de uso de internet, e-mail e informações armazenadas nos computadores, telefonia móvel e fixa da Companhia.

Propriedade intelectual

Propriedade Intelectual é a soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas e cientificas, às interpretações dos artistas intérpretes e às execuções dos artistas executantes, aos fonogramas e às emissões de radiodifusão, às invenções em todos os domínios da atividade humana, às descobertas científicas, aos desenhos e modelos industriais, às marcas industriais, comerciais e de serviço, bem como às firmas comerciais e denominações comercias, à proteção contra a concorrência desleal e todos os outros direitos inerentes à atividade intelectual nos domínios industrial, científico, literário e artístico.

Qualquer dado, conhecimento ou informação de propriedade da M4U, incluindo, mas não se limitando a, fórmulas, algoritmos, processos, projetos, croquis, fotografias, plantas, desenhos, conceitos de produto, especificações, amostras de ideia, clientes, nomes de revendedores e/ou

distribuidores, preços, custos, definições, informações mercadológicas, invenções, ideias, estratégias, planos de ação, compilações, desenhos, gravações, fitas magnéticas, amostras, knowhow, desenhos, folhas de dados, relatórios, exemplos, materiais, componentes, ou métodos, ou de empresas subsidiárias ou coligadas a ela, são consideradas informações confidenciais e não poderão ser divulgadas ou copiadas sem a autorização expressa da M4U.

  1. ORIENTAÇÕES DE CONDUTA POR PÚBLICO DE INTERESSE Acionistas e investidores

Os acionistas e investidores têm um papel fundamental para o sucesso do negócio. A M4U tem uma equipe engajada a conquistar resultados que garantam os melhores índices de rentabilidade, sempre prezando pela transparência e equidade.

Associações de classe

O compromisso da M4U é contribuir com as associações de classes que representam os públicos envolvidos no negócio, bem como prezar pela ética e pelos valores da livre concorrência e pelas relações sustentáveis, mantendo a confidencialidade das informações.

Associações sindicais

A M4U respeita o direito de todo colaborador de fazer parte de associações sindicais e/ou de classe e de participar de negociações coletivas.

Bancos e adquirentes

A Companhia considera bancos e adquirentes como clientes e parceiros. Essa relação deve ser valorizada e calcada na transparência e no comprometimento com os resultados.

É dever da M4U agregar valor e propor melhorias nos produtos e serviços prestados. A ética é um atributo inegociável e todas as informações devem ser tratadas sigilosamente.

Clientes

A M4U entende que o caminho mais curto para tornar realidade sua missão é contribuir de maneira efetiva para o sucesso dos clientes. A Companhia preza pela transparência e confidencialidade das informações, preservando a relação de confiança e a sintonia com seus clientes, cumprindo o que foi contratado e buscando, constantemente, a excelência na prestação dos serviços.

Colaboradores

A paixão é característica marcante dos colaboradores da M4U e é essencial para o sucesso do negócio. O respeito às diferenças está no DNA da Companhia e isso se reflete nas atitudes e nos posicionamentos. A relação da M4U com seus colaboradores se baseia em valores, princípios éticos e legislação trabalhista.

A M4U preza pela meritocracia, pela transparência, pelo diálogo aberto e pelo reconhecimento das melhores práticas, com colaboradores inspirados e que fazem a diferença, expondo ideias e percepções alinhadas ao planejamento do negócio, de maneira que contribuam com os resultados.

A Companhia investe constantemente em um ambiente de realização pessoal e profissional que seja saudável e que ajude a promover o bem-estar físico e emocional dos profissionais.

É responsabilidade de cada colaborador zelar pelo patrimônio da M4U e cuidar da imagem da Empresa. As atitudes de todos os administradores e colaboradores devem refletir o comprometimento com os valores e a perenidade da Empresa.

Comunidade e sociedade

“Sustentabilidade” é um dos valores da M4U. Reforça o compromisso da Companhia em contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

É dever da Empresa identificar oportunidades de melhoria em processos, produtos e serviços na tentativa de minimizar os impactos socioambientais causados pelo negócio.

A Companhia visa contribuir com políticas públicas definidas por todas as instâncias de governo a fim de cooperar com o avanço da sociedade brasileira.

Concorrentes

A M4U respeita os concorrentes e acredita que a concorrência leal contribui para o aperfeiçoamento do mercado. Assuntos estratégicos do negócio não deverão ser discutidos ou repassados, a qualquer pretexto, aos concorrentes sem a devida autorização. A Companhia monitora o ambiente tecnológico e poderá tomar ações inibitórias, preventivas e punitivas, caso necessário.

A Companhia é contra qualquer comentário que possa contribuir com a disseminação de boatos sobre competidores.

Fornecedores

Os fornecedores têm influência direta sobre a qualidade dos produtos e serviços da M4U. A Companhia valoriza a relação de parceria e leva em consideração o que é bom para a Empresa, os fornecedores e os demais públicos envolvidos.

A relação com os fornecedores deve ser caracterizada pela observância dos preceitos do Código de Ética e Conduta de Fornecedores. A M4U pratica a livre concorrência, a transparência e a

imparcialidade no processo de contratação de fornecedores, bem como o rigoroso cumprimento dos contratos. O incentivo às boas práticas, valorizando as questões de sustentabilidade, deve ser buscado constantemente.

Serão especialmente observadas as práticas do fornecedor referentes a assuntos como meio ambiente, consumo consciente, trabalho infantil e escravo, exploração sexual de crianças e adolescentes, inclusão social, cumprimento da legislação, entre outros.

Governo e órgãos reguladores

A M4U cumpre a legislação vigente, atua de forma transparente e tem interesse em contribuir com o desenvolvimento social e econômico do País.

Imprensa

A M4U preza pela confiabilidade das informações transmitidas aos veículos de comunicação e garante que todos os comentários, declarações ou pronunciamentos em nome da Empresa sejam feitos somente por pessoas autorizadas.

  1. GESTÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DA M4U Diretoria-Executiva ou Conselho de Administração

A Diretoria-Executiva ou Conselho de Administração, caso envolvam membros da Diretoria-Executiva, são a última instância de gestão do Código de Ética da M4U. Seus objetivos são os seguintes:

  • Zelar pelo aperfeiçoamento constante do teor do Código de Conduta Ética da M4U;
  • Garantir que os preceitos do Código sejam a referência do processo de gestão da M4U e que sejam respeitados no dia a dia de trabalho;
  • Deliberar, como órgão de última instância, sobre as situações que forem identificadas como desvios aos princípios contidos neste Código;
  • Deliberar sobre a aprovação, ou não, de qualquer exceção dos preceitos contidos neste código ou em políticas, normas ou procedimentos da organização.

Desvios aos preceitos do Código

Os colaboradores, estagiários e administradores da M4U são responsáveis pela aplicação das orientações do código em todas as suas relações profissionais e devem atuar como guardiões, informando toda e qualquer situação que possa indicar o não cumprimento das orientações/diretrizes, sob condição de punição legal por parte da Companhia. Todos os profissionais deverão assinar a adesão formal ao código e renová-la quando houver uma nova edição do documento.

Caso ocorra alguma dúvida sobre determinada situação ser um desvio aos preceitos estabelecidos neste Código, os profissionais deverão, antes de formalizar o potencial desvio, buscar orientação com seu gestor imediato, ou mediato, e RH.

Caso uma situação de conflito com o Código de Conduta Ética seja presenciada, mesmo que o colaborador não esteja envolvido, a situação também poderá ser formalizada por meio do Canal de Ética.

Canal de Ética

Caso sejam observados, por qualquer pessoa, eventuais desvios a este código, eles deverão ser reportados ao Canal deÉtica (etica@m4u.com.br).

As informações recebidas pelo canal serão mantidas em absoluto sigilo e serão utilizadas por grupos especialmente designados para a apuração e fatos. Estes grupos, que serão formados de acordo com a natureza e origem do potencial desvio, elaborarão relatórios que serão submetidos à Diretoria-Executiva ou Conselho de Administração, conforme aplicável, para deliberação.

Gestão dos relatos

As informações registradas pelo Canal de Ética são utilizadas por grupos especialmente designados para a apuração dos fatos. Esses grupos serão formados de acordo com a natureza e a origem do potencial desvio de conduta ética. A Diretoria-Executiva ou Conselho de Administração, conforme aplicável, em última instância, delibera sobre as violações e sanções disciplinares.

A gestão dos relatos é realizada conforme as seguintes premissas:

  • O sigilo da apuração será rigorosamente mantido;
  • O anonimato será assegurado a quem assim o desejar;
  • A apuração será conduzida com imparcialidade e independência;
  • Denúncias ou acusações sem fundamentação consistente serão desconsideradas;
  • Denúncias ou acusações de má-fé que visam prejudicar alguém estarão sujeitas às sanções disciplinares;
  • Sanções disciplinares estão previstas contra qualquer tentativa de retaliação.

Quaisquer violações poderão resultar em sanções disciplinares previstas na Norma de Gestão de Consequências.

Ao agir com base nas diretrizes de conduta da M4U, o colaborador estará reforçando os princípios éticos da Companhia e contribuindo para manter este Código sempre vivo e atual.

O Código de Conduta Ética será revisto a cada dois anos ou sempre que se fizer necessário para garantir o alinhamento às boas práticas de mercado.

  1. ANEXOS

Declaração de Aceite

Eu, , declaro que tenho conhecimento do Código de Conduta Ética da M4U, bem como das diretrizes contidas nas políticas, nas normas e nos procedimentos publicados na intranet e que minha conduta será pautada pelos seus preceitos.

Entendo que devo declarar formalmente possíveis desvios a este Código ou às políticas, às normas e aos procedimentos da M4U sempre que surgirem para que possam ser adequadamente analisados e tratados pela organização.