fbpx M4U
Bem-estar

Segurança Psicológica: como promover um ambiente favorável a criatividade

M4U

29 set | Leitura: 2 min

Novo conceito de segurança psicológica é peça-chave para ambientes inovadores

Para além do setembro amarelo, a saúde mental está no centro do debate em todas as organizações. Tão importante quanto ter um ambiente diverso e produtivo, é garantir que todos se sintam acolhidos e seguros para exercerem suas habilidades.

Entre os conceitos que surgiram nesse movimento está a Segurança Psicológica. Ainda pouco utilizado mas que impacta diretamente o desempenho de times e profissionais.

O que é segurança psicológica?

A segurança psicológica diz respeito a um ambiente com clima no qual as pessoas se sintam confortáveis para falarem as suas opiniões, compartilharem experiências e ideias. Dessa forma, todos ficam tranquilos e seguros para se expor diante de outros colaboradores da empresa.

Não há o medo de ser punido, constrangido ou rejeitado pelo simples fato de colocar uma ideia na mesa de discussão ou se opor a algo que alguém está falando. Um ambiente assim contribui para que as pessoas sejam mais autênticas e criativas, além de contribuir para uma convivência mais harmoniosa.

Uma pesquisa interna do Google realizada com o objetivo de desvendar o segredo das suas equipes mais produtivas revelou que a segurança psicológica era a característica mais evidente dos grupos com melhores desempenhos.

Uma cultura organizacional em que todos se sentem confortáveis para compartilhar ideias, errar e fazer perguntas é essencial para o crescimento de cada um e da empresa como um todo.

diálogo entre equipes

Quais são os aspectos da segurança psicológica?

  • Segurança para se expressar
    Os colaboradores devem se sentir à vontade para expor ideias, questionar, inovar e falar sobre problemas. Tudo isso sem medo.
  • Segurança para interagir
    É necessário cultivar um clima em que todos se sintam confortáveis para pedir ajuda, dar e receber feedbacks, mesmo quando forem conversas difíceis e desafiadoras.
  • Segurança para aprender
    Não pode existir o medo de errar, ariscar, inovar e aprender com os próprios erros. Só assim novas ideias poderão ser testadas.
  • Segurança para pertencer
    Os colaboradores devem se sentir parte de um grupo, valorizados e apoiados, sem acharem que serão prejudicados ou rejeitados.

Mas, como medir a segurança psicológica?

Ouvir a opinião das pessoas regularmente é essencial para monitorar os avanços ou retrocessos. Por isso para medir os níveis de segurança é importante fazer pesquisas e feedbacks entre times, liderança e Business Parteners.

Exemplo:

  • Você e os membros do seu time se tratam com respeito?
  • Se você cometer um erro, sente que será julgado ou diminuído?
  • Você se sente confortável para expor ideias e fazer perguntas (mesmo que possam ser consideradas “bobas”) em frente aos outros colaboradores?

Faça essas simples perguntas e promova um ambiente que as pessoas se arriscam, exploram ideias diferentes e não têm medo de inovar. Todo mundo sai ganhando.

Artigos relacionados

Ainda não encontramos nenhum conteúdo relacionado a esse post

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.