fbpx M4U
DEV

Dev Full Cycle: Segredo revelado! Veja 5 fatos sobre a profissão que todos querem saber

Sara Paulo

16 nov | Leitura: 3 min

Saiba o que é um Desenvolvedor Full Cycle e por que o profissional é tão requisitado atualmente

Viu uma vaga de Dev Full Cycle e não sabe o que significa? Gostaria de ser um profissional Full Cycle e não sabe por onde começar? Leia o artigo da M4U até o final para entender o que é, quais as atuações e os diferenciais do profissional.

1 – O que é “Full Cycle”? 

O termo é bastante recente na linguagem do mercado, e acredite se quiser: foi utilizado pela primeira vez pelo streaming da Netflix, em um post nas suas redes sociais sobre a equipe de engenharia da empresa!

Na ocasião, foi usado para definir um profissional ou time responsável pelo ciclo de desenvolvimento de um projeto ou produto, desde o seu início até a entrega.

Desde então, o mercado vem se apropriando do termo, que está sendo cada vez mais utilizado.

2 – O que é o Dev Full Cycle? 

No contexto tech, o Full Cycle pode ser definido como um formato de trabalho no qual o profissional acompanha o desenvolvimento do produto digital de ponta a ponta, e pode atuar em todas as suas frentes.

Mas o que é um Dev Full Cycle, desenvolvedor Full Cycle, ou Full Cycle Developer? Ora, trata-se de um Dev, DevOp ou Desenvolvedor que atua em todas as áreas de desenvolvimento de um software.

Tradicionalmente, existem algumas áreas no desenvolvimento de um software, como Design, Development, Test, Deploy, Operate e Support.

O princípio do profissional Desenvolvedor Full Cycle é que este tenha uma atuação forte em todas as fases de desenvolvimento do software.

Leia também: Business English: termos em inglês para profissionais tech

3 – Qual a diferença entre Full Cycle e Full Stack?

Por serem termos parecidos, essa é uma pergunta bastante comum na área.

O Full Stack surgiu originalmente para definir o profissional que atuaria em toda a Stack de aplicação, transitando entre as atuações do front-end e do back-end, da infraestrutura até as dimensões visuais do projeto.

O Full Cycle se diferencia do Full Stack por abranger mais especialidades: desde front-end e back-end até System Administrator (profissional que cuida da  configuração de servidores), entre outros.Ou seja, o Full Cycle é o desenvolvedor do futuro.

Hack Coding GIF by Matthew Butler - Find & Share on GIPHY

4 – Como se tornar um Dev Full Cycle? 

Ficou interessado ou interessada em tornar-se um DevOp Full Cycle? 

Primeiro, e obviamente, é necessário ter noção de todas as fases de um projeto. Devs que já trabalharam em diferentes áreas costumam ser bem-vistos pelo mercado, pois possuem uma noção geralista necessária para o cargo.

Para além das experiências profissionais, cursos e formações também são bem-vindas. Alguns cursos mais pesquisados do mercado para tornar-se um Dev Full Cycle são das instituições Alura, Digital House e Impacta.

5 – A pergunta que todos querem saber: atuar como Dev Full Cycle é sinônimo de ter mais trabalho?

Se eu estou atuando em muitas áreas, eu estarei trabalhando mais, certo?  A nossa resposta é: não! Você está se tornando um profissional mais completo.

Aqui na M4U o profissional Full Cycle é valorizado por ter uma visão completa dos processos. Para nós, esse profissional é essencial para garantir a excelência do produto do início até seu final!

Agora que você já sabe o que é, quais são as habilidades e como se tornar um Desenvolvedor  Full Cycle, que tal experimentar?

Aqui na M4U, o trabalho Full Cycle é a forma que estruturamos nosso time de tecnologia. 

A M4U é uma empresa de tecnologia composta por cerca de 300 pessoas fantásticas que desenvolvem soluções de pagamentos digitais. Vem pro nosso time!

Fontes:
Alura
Pense em T.I
Geekhunter
Digital House
BerTrybe
CrossOften

Artigos relacionados

Ainda não encontramos nenhum conteúdo relacionado a esse post

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.